Funcionamento

Horário: 2ª a 6ª feira | 8h15 – 16h30m 

Para mais esclarecimentos sobre o funcionamento dos serviços e dos espaços da BE Paul@ Vicente, consulte o regimento_BE_PV_18_19

Serviços

A BE Paul@ Vicente disponibiliza os seguintes serviços:

    • Acesso a computadores e a internet: Os alunos devem trazer de casa os próprios auriculares.
    • Serviço de referência: orientação na escolha de documentos impressos e digitais.
    • Leitura presencial: as estantes em acesso livre permitem que os utilizadores usufruam autonomamente da sala de leitura, bastando, no fim, colocar os livros no cesto, à entrada da BE.
    • Empréstimo  domiciliário: os alunos podem requisitar um livro de cada vez, por um período de dez dias que é renovável. A prova da devolução do documento faz-se por meio de assinatura no dossiê das requisições (pedir assistência ao balcão). As obras de referência (enciclopédias, dicionários) e outro tipo de documentos (DVD, CD, CD-ROM) não são passíveis de empréstimo domiciliário.
    • Leitura em sala de aula: é um dos serviços mais populares da BE e faz-se mediante requisição prévia (24h).
    • Visionamento de filmes: o utilizador deve pedir apoio ao balcão para escolha do filme e fornecimento de auscultadores.
    • Audição de música e de outros registos sonoros: da mesma forma, deve ser pedido apoio ao balcão para acesso aos documentos.
    • Impressão e digitalização de documentos: O terminal do computador 1 está ligado a uma impressora/digitalizadora para apoio a trabalhos escolares. Este serviço tem o custo de €0,10 por página. Para os alunos com escalão A do ASE o serviço é gratuito e os alunos com escalão B pagam €0,05 por página. O manuseamento do equipamento deve ser feito com ajuda de um elemento da equipa da BE.
  • Atividades culturais e de promoção da leitura e literacias: dinamizadas regularmente e divulgadas aqui.

Zonas funcionais

BECRE PVA BE possui seis zonas distintas:

  1. Na zona de acolhimento há um balcão onde está permanentemente uma assistente operacional e/ou professor(a) que apoia o utilizador no que respeita a:
  • esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do espaço;
  • escolha e localização de recursos de informação;
  • requisição de recursos, equipamentos e serviços;
  • apoio na utilização dos equipamentos.

BE/CRE PaulaVicente2. A zona de documentação e consulta é uma sala dedicada à leitura e consulta de documentos impressos (livros) em acesso livre. As obras existentes nesta zona estão arrumadas por assuntos segundo a Classificação Decimal Universal (ver Organização da Biblioteca – Cores dos diversos assuntos).

3. A zona de audiovisuais destina-se à consulta de documentos vídeo e áudio através de televisores e leitores de  DVD, sendo para tal fornecidos auscultadores.

4. A zona de leitura informal, à entrada da BE, tem  revistas e livros de banda desenhada.

        DSCN4012     5. A zona multimédia possui como equipamento principal dez postos de computador, destinados prioritariamente ao apoio ao estudo (elaboração de trabalhos, consulta de documentos multimédia e realização de pesquisas na internet) mas também ao lazer (postos 8, 9 e 10). É ainda possível, nesta zona, a impressão e a digitalização de documentos.

6. O gabinete de trabalho possui um computador, destinando-se exclusivamente ao trabalho da professora bibliotecária, nomeadamente a catalogação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.